No passado dia 24 de dezembro, após mais de 10 meses de negociações, a União Europeia e o Reino Unido chegaram finalmente a um acordo sobre a futura parceria no pós-‘Brexit’.
Sobre o Acordo alcançado, os embaixadores da UE aprovaram unanimemente a aplicação
provisória do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido com efeitos a
partir de 1 de janeiro de 2021.
Segue-se agora, a adoção final pelo Conselho (onde se encontram
representados os Estados Membros), por procedimento escrito, que deverá
acontecer até ao prazo-limite definido, ou seja, até às 15h00 do dia 29 de
dezembro (de momento ainda não temos informação sobre o mesmo).
Por seu turno, o Parlamento britânico irá igualmente votar no próximo dia 30 de dezembro, a aprovação provisória do Acordo de saída da UE alcançado a 24 de dezembro.
Finalmente, o Acordo terá que ser submetido a aprovação e ratificação no
Parlamento Europeu, que deverá suceder em março de 2021.
Não existindo nenhum contratempo, seja do lado europeu seja do lado
britânico, tudo indica que o Acordo de saída do Reino Unido da União Europeia
seja aplicado, provisoriamente, a 1 de janeiro de 2021.
Ao invés, se o Acordo não for aplicado, provisoriamente, a 1 de janeiro de
2021, o Regulamento n.º 2020/2224, de 23 de
dezembro garantirá a conectividade rodoviária entre a UE e o Reino
Unido – igualmente ao abrigo da licença comunitária – entrando em vigor em
janeiro de 2021.
Consulte aqui (apenas disponível em inglês) o texto do Acordo de Comércio e Cooperação pós-Brexit (Acordo de Saída) celebrado entre a UE e o Reino Unido.
O capítulo relativo ao transporte rodoviário de mercadorias encontra-se na página 246.
Para as empresas de transporte de mercadorias, há que ter conta que a copia
certificada da licença comunitária será o documento que possibilitará efetuar
operações de transporte entre a UE e o Reino Unido.
Já no que diz respeito à importação/exportação de mercadorias com o Reino Unido, recordamos que, a partir do dia 1 de janeiro de 2021, as trocas comerciais entre a UE e o Reino Unido passarão a estar sujeitas a procedimentos aduaneiros e a controlos fronteiriços, à semelhança do que acontece com qualquer outro país terceiro. Na prática, as mercadorias passam a ser sujeitas a um regime de trânsito aduaneiro, como é o caso do Regime de Trânsito Comum (tal como sucede atualmente com países como a Suíça, Noruega e Andorra). Por norma, os procedimentos aduaneiros são tratados diretamente entre o expedidor/transitário e a alfândega.
Quais os documentos (motorista, veículo e mercadorias) a ter em conta a partir do dia 1 de janeiro de 2021.
Acesso ao Reino Unido:
A partir de 1 de janeiro de 2021, os operadores da UE poderão realizar viagens ilimitadas de, para e através do Reino Unido, com até 2 movimentos de cabotagem no Reino Unido, desde que sejam realizados após uma viagem da UE, e no prazo de 7 dias após o desembarque no Reino Unido.
Licenças Comunitárias:
Os operadores da UE devem ser licenciados pelo seu próprio país de estabelecimento e ter sempre consigo uma cópia da licença comunitária.
Documentos do veículo e do Motorista:
Os operadores da UE que fazem negócios de, e para ou através do Reino Unido terão de ter um comprovativo de seguro automóvel para o seu veículo e reboque. E todos os restantes documentos e certificados de validação legal do veículo.
Responsabilidade Transfronteiriça na movimentação de cargas
Exportador:
É responsabilidade do exportador fazer as declarações alfandegárias e fornecer à empresa de transporte e ao motorista os documentos corretos. Isso pode ser feito diretamente ou por meio de um terceiro, por exemplo, um agente de carga, empresa de logística ou despachante aduaneiro.
Empresas de Transportes:
A empresa de transportes deve garantir que o seu motorista tenha todas as informações e documentos aduaneiros necessários, além de outros documentos.
A empresa de transporte também deve se certificar de que os seus motoristas saibam quais documentos a apresentar em cada etapa da viagem
. nas inspeções de estrada antes da partida - verificações para demonstrar a prontidão da fronteira
. portos ou terminais de trem
. postos alfandegários
Motorista:
O motorista deve levar no veículo as informações e a documentação fornecidas pela empresa transportadora durante toda a viagem. Isso também inclui informações e documentação necessária para atender aos requisitos dos estados membros da UE. Isso ocorre porque cada movimento de mercadorias da UE para o Reino Unido é um movimento de exportação para as autoridades da UE e um movimento de importação para as autoridades do Reino Unido.
É vital que os motoristas saibam quais informações e documentação são necessárias e onde, quando e como serão apresentadas e verificadas.
Instalações aduaneiras:
As instalações aduaneiras (IBFs) são locais do governo do Reino Unido onde a alfândega e a verificação de documentos podem ser realizadas fora dos portos. IBFs estarão operacionais a partir de 1º de janeiro de 2021.
IBFs atuarão como uma Agência Governamental de Partida (para viagens de ida) e como uma Agência Governamental de Destino (para viagens de entrada). Os transportadores podem iniciar e terminar viagens em IBFs ao transportar mercadorias para dentro e para fora do Reino Unido.
As verificações para os seguintes
movimentos serão realizadas nas IBFs:
. Convenção de Trânsito Comum (CTC), também conhecida como (CMR)
.CMR dos Transports Internationaux Routiers (TIR)
. Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de
Fauna e Flora Selvagem (CITES)
Os transportadores podem precisar ir a
um IBF se tiverem:
Entrou no Reino Unido ou planeia sair do Reino Unido via Dover, Eurotunnel ou
Holyhead e precisa:
. para iniciar ou terminar um movimento CTC
. CITES cheques
Instalações Aduaneiras | Moradas | |
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1 Sevington (Entrada e Saída) |
Mersham Ashford TN25 6GE |
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2 Ebbsfleet (Saída) |
International Way Ebbsfleet Valley DA10 1EB |
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3 North Weald Airfield (Saída) |
North Weald Airfield Merlin Way North Weald Bassett Epping CM16 6GB |
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4 Birmingham Airport (Entrada e Saída) |
Birmingham International Airport BHX Car Park 6 B26 3QY |
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5 Warrington (Entrada e Saída) |
Barley Castle Lane Appleton Thorn Warrington WA4 4SR |
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6 Dover Western Docks (Entrada) |
Dover Western Docks Lord Warden Square Dover CT17 9DN |
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7 Stop 24 (Entrada) |
Folkestone Services Junction 11 M20 Hythe CT21 4BL |
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8 Ashford, Waterbrook (Entrada e Saída) |
Waterbrook Avenue Ashford Kent TN24 0GB |
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Manston Airport | Manston Airport The Cargo Centre Spitfire Way Ramsgate Kent CT12 5FF |
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Holyhead
(Entrada e Saída) |
Roadking Truckstop Parc Cybi Kingsland Holyhead LL65 2YQ |
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